domingo, 15 de abril de 2012

Escolhendo a Mala

Se você está pensando que vai encontrar uma mala que serve para todo tipo de viagem, acho bem difícil que alcance esta graça, mas, garanto, é possível chegar bem perto.

Claro, se você viaja só para metrópoles, com clima agradável e por curta temporada, ou algo do gênero, então uma única mala de mão é mais que suficiente. Porém, se o cardápio varia...

Mas vamos ao meu atual e, espero, definitivo, kit-mala.

Mochilão ou mala-mochila-com-rodinhas?!

Eu costumava viajar com esta mochila ao lado, com capacidade de 65 litros (leia-se: tamanho médio). Ela é de um modelo bem simples, com apenas um grande compartimento interno e um menor na parte superior, além de dois pequenos bolsos.

Não vou entrar aqui em detalhes sobre as "n" possibilidades de mochilas, marcas, tamanhos, etc. Caso queira se aprofundar a respeito, eis o site: mochileiros.com

Vantagens: leve, adapta-se bem ao corpo (você pode "vestir" vários modelos na loja para achar o seu) e, acreditem, cabe muuuita coisa dentro, embora o ideal, insisto, seja viajar com o mínimo necessário.

Desvantagens: no decorrer da viagem, parece que o peso nas costas aumenta e a bagunça também, o que pode dificultar achar as coisas. No que toca a este último aspecto, eis uma possível solução:


Qué qué isso arriba? Pequenas sacolas de tecido, onde você pode separar as camisas, calças e o que mais der na telha. Onde encontro? Cherchez la femme:  sua namorada ("ex" também serve!), uma amiga, sua irmã, sua mãe, a vizinha... qualquer mulher quando compra uma bolsa, um sapato, um chapéu... eis que o objeto principal vem envolto numa destas. OK, muitos sapatos masculinos também, mas variedade no tamanho e cores das sacolas conta, facilitando a identificação.

E por que não meras sacolas de plástico? Fazem um barulho desgraçado quando você remexe, o que pode irritar, sobretudo à noite, quem mais esteja com você no quarto. Soooó por isso? Basicamente. Vá por mim: dependendo de com quem você viaja, do quanto você revira sua mochila, irrita sim. Se for em uma barraca ou num quarto coletivo de algum hostel, então... Mas falarei sobre viagens em grupo, camping, hostel e quejandos em outras ocasiões. Voltemos às malas.

Bom, hoje costumo viajar com esta:

Qué que muda? Bom, primeiro o mochilão acima é melhor para viagens mais natureba, e ultimamente tenho ido mais a destinos urbanos, embora, é verdade, na mais recente viagem fiz uma tremenda mistura.

Ainda assim, a mala ao lado foi a escolhida. Aparentemente, ela não passa de mais uma mala média e chata de rodinhas. Em tese, sim. Só que ela traz a possibilidade de ser carregada nas costas também (veja mais abaixo). Isto faz uma tremenda diferença na hora em que você precisa encarar aquela estação de metrô que não tem escadas rolantes, rampas ou qualquer facilidade do tipo.

A vantagem em relação à mochila? Suas roupas ficam mais bem dispostas, visíveis, ao alcance fácil da mão. Na mochila, muitas vezes, você tem que tirar quase tudo para achar uma peça. Pior ainda se não fez uso das sacolas para dividir, como recomendado antes.

Bom, basta dar um giro na mala e aparece um compartimento fechado que, uma vez aberto, libera as alças, permitindo carregá-la nas costas.

Ah, óbvio que não viajo com uma almofada! Foi só para realçar o dito dispositivo. Hoje em dia, há vários modelos semelhantes, inclusive alguns que mais se assemelham àquela primeira mochila, ou seja, são menos rígidas e mais leves. Novamente, o segredo é testar na loja ou fuçar a Internet e arriscar comprar um modelo que lhe pareça mais adequado. Caso não goste quando a dita cuja chegar, veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90):


Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.


Esta norma vale para compras pela Internet, mas não tente isto com sites estrangeiros, combinado?

Vai que precisa...

Além de UMA daquelas, viajo também com esta aqui:


Cuma? Caaalma! A bolsa maior cabe dentro desta menor que, por sua vez, vai dentro da que antes escolhi para viajar, lembra? E para que serve? Como a dita cuja embarca vazia, ela pode voltar:

a) Igualmente vazia, ou seja, não serviu para nada;
b) Com compras, embora não seja lá muito meu estilo;
c) Compras para os outros (idem!): presentes, "lembrancinhas" e encomendas (para variar, outro tema ao qual retornarei);
d) Com roupas sujas e tranqueiras que acumulo em viagens mais longas, tais como revistas, guias, panfletos, mapas, postais, etc.
e) Em viagens mais curtas, ela funciona como mala única.

A quase sombra

Last but not least, uma mochila pequena, da qual geralmente não desgrudo:



Depois farei um post sobre o que vai dentro dela, embora você já tenha deduzido: documentos, eletrônicos, etc.

Viu? Nada do outro mundo, até porque as viagens espaciais não são para o meu bico! Ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário